terça-feira, 10 de julho de 2007

PDFA INGLÊS - PORTUGUÊS LETRA E

E

EDUCATED - É um caso de semi-falso amigo, já que significa "educado" sim, mas só no sentido de culto, erudito, não no sentido de gentil, polido, que seria "polite".

ENGROSS - Não, não; nada de "engrossar". Engross quer dizer absorver a atenção, ocupar.

ENROLL - Quer dizer se inscrever ou se matricular. Para dizer "enrolar" no sentido literal de enrolar um fio ou um lençol, tapete, etc. use o phrasal verb "to roll up" Se for enrolar no sentido de enganar, use "to cheat", "to deceive" ou "to put someone on".

ESTATE - Com "e" no início, significa "propriedade", "patrimônio", "bem" ou "herança". Sem o e - "state"- daí sim significa "estado".

EVENTUALLY - É um dos campeões entre os falsos amigos. Não significa eventualmente, já que a palavra portuguesa "eventualmente" significa uma coisa que um dia pode vir a acontecer, assim como pode não acontecer. Já eventually significa algo que vai acontecer algum dia, mais cedo ou mais tarde, de vendo portanto ser traduzida por "finalmente", "inevitavelmente" "um dia", "no final", "ao fim". Para dizer "de vez em quando", use "occasionally".

EXQUISITE - Belo, requintado, primoroso, fino, delicado, são o que quer dizer exquisite. "Weird" ou "strange" ou ainda "odd" é que significam "esquisito".

Um comentário:

Mamãe da Alice disse...

Olá, muito legal seu site e as dicas. Uma sugestão: Você tb pode incluir no tópico do "enroll", o "enrolar" no sentindo de ficar embromando, que é o "to stall".